Santarém


"Explore as belezas da cidade de Santarém visitando seus pontos turísticos."
Meeting of the waters: Amazon and Tapajós Rivers
     Conheça Santarém, a Pérola do Tapajós, onde as águas verdes anil do Rio Tapajós se encontram com as águas barrentas do Amazonas. O município está localizado numa área com mais de 24 mil metros quadrados, distante 850 quilômetros de Belém e é uma das mais fortes potências turísticas do Estado do Pará.
Logo em frente a cidade é possível ver o primeiro de vários espetáculos da natureza na região: O ENCONTRO DOS DOIS que não se misturam. De um lado o Amazonas, com suas águas barrentas e de outro, o Tapajós com as águas esverdeadas.

Por causa das águas claras do Tapajós, o município tem 1.992 quilômetros de praias exóticas e primitivas que mais parecem mar. É o caso de Alter-do-Chão, conhecida como “Caribe Amazônico”. Lá é o palco da maior manifestação folclórica da região, o Çairé, que atrai turistas do mundo todo.

Nos meses que vão de março até agosto, algumas praias chegam a desaparecer, por causa da cheia dos rios, mas no resto do ano, ressurgem com areias brancas e finíssimas, algumas de fácil acesso, outras completamente isoladas. Entre as mais conhecidas estão: Alter-do-Chão, Ponta do Cururu, Ponta de Pedras, Jutuba, Caraparanaí, Pajuçara, Arariá, Maria José, Salvação e Maracanã.

 A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, prédio mais antigo do município construído em 1761 que apesar da degradação do tempo, restaurações e modificações ainda carrega os traços da sua arquitetura original. Lojas de artesanatos com peças em cerâmica tapajônica e souvenir.
                                                                                                     
Descubra porque Santarém é considerada a cidade mais antiga das Américas passeando pelo Centro Cultural João Fona, também conhecido como Museu de Santarém, espaço com acervo de peças arqueológicas denominadas tapajônicas, herança dos povos étnicos da bacia amazônica.